Volta Redonda iniciou o ano de 2024 de forma promissora, com indicadores econômicos bastante animadores para o mercado de trabalho. As recentes estatísticas do Caged revelaram uma notícia excelente na sexta-feira (15): janeiro foi marcado por um número maior de admissões do que de demissões, consolidando a posição de Volta Redonda como líder na geração de emprego na região Sul Fluminense e a quarta colocada no ranking estadual do Rio de Janeiro.
Os dados positivos do Caged destacam que, durante o mês de janeiro, Volta Redonda vivenciou um expressivo total de 2.834 contratações, superando as 2.498 demissões — um saldo encorajador de 336 oportunidades de emprego recém-criadas. A cidade desponta na vanguarda do crescimento de emprego, superando outras localidades da região Sul Fluminense e mantendo-se entre as primeiras no estado como um todo, ficando atrás apenas de cidades como Seropédica, Rio de Janeiro e Niterói.
O grande êxito veio do setor industrial, que se destacou com 281 novos postos de trabalho, resultantes de 677 admissões e 396 demissões. Em sequência, o setor de Serviços também mostrou grande vitalidade, com um acréscimo de 85 vagas (1.128 contratações frente a 1.043 demissões). A Construção Civil não ficou para trás, contribuindo também de forma significativa com 66 novos empregos. Embora os setores de Agropecuária e Comércio tenham apresentado saldos negativos, o panorama geral é bastante alentador.
O prefeito Antonio Francisco Neto expressou otimismo e confiança, lembrando que o sucesso não é novidade: Volta Redonda já havia encerrado 2023 como campeã da geração de empregos na região, com quase 3 mil vagas criadas ao longo do ano. Projetando o futuro, o prefeito destacou os três anos de esforços contínuos para a recuperação econômica da cidade, resultando em mais de 9 mil vagas geradas desde seu retorno à gestão, em 2021. Através de parcerias estratégicas, tanto em obras públicas quanto privadas, a administração municipal conseguiu impulsionar a criação de empregos mesmo em janeiro, período que tradicionalmente registra uma retração no mercado.
Antonio Francisco Neto enfatizou que a tendência é de mais progresso à frente e que a gestão municipal continuará a trabalhar incansavelmente para que Volta Redonda siga em frente, trilhando o caminho do crescimento e da prosperidade através da geração contínua de novas oportunidades de trabalho.