Em março deste ano, fortes chuvas atingiam todo o Estado do io de Janeiro prejudicando a gricultura do Estado. Foram mais de 4 mil pessoas atingidas e a prefeitura decretou estado de emergência a partir do Decreto 5.012/24. A produção agrícola foi fortemente atingida, inclusive com a contaminação de diversas localidades por tolueno.
Para ajudar os pequenos agricultores, que foram fortemente prejudicados com as chuvas, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai doar R$ 10 milhões em recursos do Fundo Especial do Legislativo para agricultores familiares, trabalhadores rurais e pequenos produtores rurais do município de Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana. Cada pequeno produtor receberá o auxílio de até um salário mínimo por até um ano. A medida é prevista na Lei 10.447/24, que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do Executivo desta sexta-feira (05/07).
Alguns deputados da casa legislativa foram coautores do projeto e outros externaram seu apoio a medida, como o deputado Wellington José (PSD) que disse:
“A importância dos pequenos agricultores é imensa, eles desempenham um papel crucial na produção de alimentos. Ao cultivar uma variedade de produtos, esses agricultores ajudam a manter a resiliência do sistema alimentar contra pragas, doenças e mudanças climáticas. Além disso, os pequenos agricultores são fundamentais para a economia local e regional. Dar apoio a classe agricultora é fundamental para a economia do nosso Estado ” – deputado Wellington José.