A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em redação final o projeto que estabelece parâmetros para o funcionamento dos Centros de Referência da Juventude nos municípios fluminenses. O texto segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.
Os Centros de Referência da Juventude (CRJ) visam a promoção do bem-estar e desenvolvimento dos jovens. Esses centros são espaços dedicados ao atendimento de jovens, oferecendo uma variedade de serviços e atividades que visam promover a inclusão social, cidadania, cultura, educação, lazer e inserção no mercado de trabalho. A regulamentação desses centros é essencial para garantir que todas essas atividades sejam realizadas de maneira organizada, segura e eficiente, assegurando o cumprimento dos direitos dos jovens.
“Centros como estes dão oportunidades a jovens e adolescentes a lutarem por uma vida social melhor e alcançarem novos horizontes. É de extrema importância que política públicas voltadas para nossos jovens sejam cada vez mais implantadas. Parabéns a deputada Tia Ju pela iniciativa e elaboração do projeto” – destacou o deputado Wellington José.
As instituições da sociedade civil organizada, entidades públicas e empresas privadas, poderão contribuir como parceiros para viabilizar os centros, por meio de celebração de acordos, convênios e parcerias com o Poder Executivo.