O uso da bicicleta como meio de transporte na cidade ou só para passeios aumenta cada vez mais. E o estímulo para pedalar aparece por vários motivos. Um deles é a busca por uma maior qualidade de vida, um dos grandes benefícios de andar de bike para qualquer pessoa.
Mesmo pedalando poucas vezes na semana, já vai sentir grandes diferenças no corpo e mente. O ciclismo é um exercício aeróbico que favorece a melhora do condicionamento físico.
Andar de bicicleta pode ser uma opção para combater o sedentarismo. A condição de ser sedentário pode ser causada por diversos fatores. Segundo um estudo da OMS que considerou um período de 16 anos, a América Latina é a região do mundo com maior número de sedentários. O Brasil liderou o ranking entre os países latinos, com 47% da população vivendo de forma sedentária.
O problema continua atualmente. A última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e publicada em 2020, trouxe números alarmantes sobre os sedentários no Brasil.
Segundo a pesquisa, quase metade da população brasileira com mais de 18 anos de idade é insuficientemente ativa. Mas a parcela mais atingida pelo problema é a das pessoas com mais de 60 anos. Nesse caso 59,7% dela é de indivíduos sedentários.
Visando ajudar e oferecer meios para que a população tenha acesso a uma forma acessível de combater esse sedentarismo, o deputado estadual Wellington José (Podemos), solicitou, em 2022, a Implantação de ciclovia em Ricardo de Albuquerque e Anchieta, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
“Ter uma prática esportiva é de extrema importância para a saúde. Por isso solicitei ao prefeito do Rio, Eduardo Paes, providências para a implantação de uma ciclovia que ligará a ciclofaixa no entorno do CIEP Oswald de até o Parque Radical de Deodoro, em Ricardo de Albuquerque e também a implantação da ciclovia que também ligará a Praça do Carneiro ao Parque Radical de Deodoro. Continuo firme aguardando a prefeitura atender ao desejo da população em ver instalado essa ciclovia em nosso bairro” – destacou Wellington José.
Para evitar o sedentarismo, antes de tudo, é preciso adotar um estilo de vida mais saudável. Algumas adequações nos hábitos fazem toda a diferença para manter o corpo em movimento e garantir o equilíbrio da saúde.