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Autismo: escolas públicas são mais inclusivas do que as particulares

O Autismo (Transtorno do Espectro Autista – TEA) é um problema no desenvolvimento neurológico que prejudica a organização de pensamentos, sentimentos e emoções.

O TEA afeta o comportamento do indivíduo, e os primeiros sinais podem ser notados em bebês de poucos meses. No geral, uma criança do espectro autista apresenta os seguintes sintomas:

Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, expressão facial, gestos, expressar as próprias emoções e fazer amigos;
Dificuldade na comunicação, optando pelo uso repetitivo da linguagem e bloqueios para começar e manter um diálogo;
Alterações comportamentais, como manias, apego excessivo a rotinas, ações repetitivas, interesse intenso em coisas específicas, dificuldade de imaginação e sensibilidade sensorial (hiper ou hipo).

Durante audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Com Autismo, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizada nesta quarta-feira (24/04), foi apresentada a informação de que escolas públicas são mais inclusivas para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) do que as particulares, pela neuropsicopedagoga Maria Rosa Trindade. Durante o encontro, parlamentares e especialistas debateram formas para combater a rejeição de matrículas para crianças autistas em instituições privadas.

Não podemos esqueer que o mês de abril foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Mês de Conscientização do Autismo. Negar matrículas para crianças que possuem o TEA em escolas particulares não só viola seus direitos fundamentais como também é considerado crime, conforme previsto na Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015). Maria Rosa Trindade explicou que, atualmente, as políticas de inclusão estão mais próximas do ideal em escolas públicas.

“Como disse Michael McCreary, comediante, ator, autor e palestrante TEDX autista que faz comédia stand-up desde os 13 anos, o autismo não é um quebra-cabeça a ser resolvido. É um ser humano a ser compreendido. Precisamos de mais políticas públicas para que todo e qualquer autista possa ser respeitado e tenha seus direitos garantidos”- deputado Wellington josé.

Pesquisadores e médicos de todo o mundo estudam o autismo há mais de 100 anos. Perseverança, compromisso com a ciência e compaixão com as crianças autistas permeiam a história das descobertas que melhoraram a vida destes pacientes.

A Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Autismo recebe relatos e presta auxílio a famílias de crianças e adolescentes que têm matrículas rejeitadas em escolas particulares. Basta entrar em contato através do telefone (21) 2588-1169; pelo e-mail frenteautismoalerj@gmail.com ou via Instagram @frenteautismoalerj.

A audiência recebeu representantes de 13 cidades diferentes do estado. Também esteve presente no evento o professor e fisioterapeuta Renato de Paula.

By Luciana Felipe

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