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Dia do Churros: De origem incerta, a iguaria existe há séculos e é queridinha dos brasileiros

Em 11 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Churros, iguaria que se destaca como uma das mais populares, marcando gerações pelo mundo todo. Os churros têm origem incerta e são conhecidos pela massa frita e crocante, frequentemente polvilhada com açúcar e canela.

As narrativas sobre sua origem são variadas, com algumas teorias sugerindo que os portugueses introduziram a receita quando retornaram da China durante a dinastia Ming. Outras fontes apontam os árabes como responsáveis por trazer a iguaria à península ibérica, durante sua invasão.

Há também quem afirme que pastores espanhóis foram os criadores da receita, devido à facilidade para prepará-la nas altas montanhas, onde o acesso ao pão fresco e a outros alimentos era limitado. Independentemente de suas origens, o churros é hoje amplamente reconhecido como uma iguaria típica da culinária espanhola, que existe há muitos séculos.

A sua simplicidade, versatilidade e sabor fizeram com que os churros conquistassem o paladar mundo afora, resultando em uma explosão de inovações que trouxeram uma riqueza de recheios e coberturas. No Brasil, conhecido por sua rica cultura gastronômica, os churros foram calorosamente acolhidos, tornando-se uma paixão nacional.

Um exemplo de como a culinária é capaz de se adaptar e se apropriar de sabores locais, fazendo com que uma iguaria estrangeira se torne verdadeiramente brasileira, é a marca Zé Coxinha, referência na venda de salgados com preços acessíveis. A empresa introduziu o churros recheado de doce de leite ao cardápio como “Zé Churritos“, nome que possui uma combinação de elementos próprios da cultura brasileira.

Com o passar dos anos, o churros foi incorporado em uma variedade de outras sobremesas, como em bolos, tortas, brigadeiros e até sorvetes. Neste dia, não é apenas celebrada a delícia crocante e doce que agrada a todos, mas também a capacidade da culinária de unir culturas e criar algo novo, com elementos e características locais.

Sobre da Zé coxinha

Franquia de fast food, pioneira em vender salgadinhos em caixa e também no copo. O cardápio é composto por salgados assados e fritos, além de ter doces e bolo. Os produtos têm um preço acessível e servem para diferentes tipos de celebrações. Desde o início da franquia, em 2011, a marca está em constante crescimento. Hoje, conta com 41 lojas na região sudeste do Brasil. Investimento inicial: R$120 mil, faturamento médio mensal a partir de R$ 48 mil e prazo de retorno 18 meses. Saiba mais em: https://zecoxinha.com.br/

By Redação do Folha Kariocas

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