Israel está pressionando Gaza com tanques e soldados na ofensiva terrestre que se expande pela Faixa de Gaza. Os militares israelenses disseram que estavam “atacando em todas as partes da Faixa”, especialmente no norte, apesar de alertarem os residentes para se deslocarem para o sul em busca de abrigo. As forças israelitas entraram nos arredores da Cidade de Gaza.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, rejeitou os crescentes pedidos de cessar-fogo, respondendo às críticas à sua liderança e à sua posição sobre os 240 reféns feitos por militantes do Hamas. “Este é um momento de guerra”, disse ele, sustentando que combater o Hamas em Gaza é a melhor forma de libertar os reféns.
Principais atualizações
Pelo menos 8.525 pessoas em Gaza foram mortas no conflito e mais de 21.543 ficaram feridas, disse o Ministério da Saúde de Gaza . O número de vítimas do ataque do Hamas em 7 de outubro em Israel é de pelo menos 1.400 pessoas mortas e 5.400 feridas, disseram as autoridades israelenses.
As Nações Unidas afirmaram que “a escala do horror que as pessoas estão vivendo em Gaza é realmente difícil de transmitir”, várias pessoas invadiram armazéns da ONU numa busca desesperada por alimentos e água potável. Há também preocupações quanto à desidratação e à propagação de doenças, uma vez que faltam fontes de água potável e os serviços de tratamento de esgotos estão parados.