‘Ian’ chega na Flórida com ventos 250 quilômetros por hora, causando inundações “catastróficas”; mais de 660 mil estão sem energia. Centenas de abrigos foram abertos para receber milhares de pessoas que tiveram que sair de suas casas.
A Flórida foi atingida pelo furacão ‘Ian’ com toda força, de categoria 4 a tempestade tropical treouxe Chuvas torrenciais e ventos fortes que sacudiram a costa sudoeste da península no início da tarde com ventos de 240 km/h. Segundo o National Hurricane Center (NHC), a tempestade chegou em Cayo Costa, no condado de Lee, perto de Fort Myers, por volta das 3:05 da tarde. O olho do furacão a parte mais perigosa, segundo os meteorologistas, está se movendo pelo interior do estado. Neste momento, estão sendo atingidas as áreas de Fort Myers Beach, Sanibel, St. James City, Captiva e Bokeelia.
Inúmeras áreas da costa já sofrem inundações severas, com tempestades “catastróficas” em algumas áreas, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês). O governador da Flórida, republicano Ron DeSantis, alertou que o furacão está prestes a “atravessar o estado“. Mais de 660 mil pessoas estão sem eletricidade em vários condados do sudoeste, com o maior número concentrado em Lee e Collier, de acordo com poweroutage.us. Centenas de abrigos foram abertos e milhares de pessoas tiveram que sair de suas casas.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um novo apelo aos cidadãos nesta quarta-feira para que tenham extrema cautela e se protejam. Ron DeSantis alertou que será “um evento trágico de várias maneiras“. “O impacto da tempestade será enorme“, disse ele, assegurando que deixará um efeito “indelével“. “Vai ser um ou dois dias horríveis“, acrescentou.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse em entrevista coletiva que um furacão dessa magnitude causará inundações catastróficas e temporais com risco de vida ao longo da Costa do Golfo. “Este é um furacão poderoso, se você está em seu caminho, procure abrigo o mais rápido possível”, disse o governador em coletiva de imprensa. DeSantis estava acompanhado do vice-diretor interino do NHC, Michael Brennan, que explicou o que acontecerá a seguir:
“A parede do olho de Ian vai continuar a se mover em terra nas próximas horas e os níveis de água devem subir”, disse ele, acrescentando: “É aí que vemos a enorme inundação deixada pela tempestade acima do nível do solo. Essa é realmente uma circunstância insustentável que vai se desdobrar no sudoeste da Flórida nas próximas horas”, concluiu. Ainda não é possível mensurar os danos causados pelo furacão.
Centenas de milhares de moradores estão passando por falta de energia, e os apagões devem se espalhar para mais áreas à medida que o furacão se move pelo estado. A evacuação de cerca de 2,5 milhões de pessoas das áreas costeiras do oeste da Flórida foi ordenada, embora muitos tenham decidido permanecer em suas casas. Por enquanto não houve relatos de feridos ou mortos pelo furacão na Flórida, mas a Guarda Costeira informou o naufrágio de um barco com imigrantes cubanos perto da costa, em Stock Island, devido ao mau tempo. Há 23 migrantes desaparecidos. Outros quatro conseguiram nadar até a margem.