Uma das grandes preocupações dos moradores do Estado do Rio de Janeiro é a segurança, pois a violência a cada dia aumenta no município. Apesar do Rio de Janeiro ser a unidade da federação que mais gasta em segurança pública, o índice de violência está sempre em altos níveis.
Para tentar conter as ondas de violência o governo do estado recriou a Secretaria de Segurança Pública do estado, que está sobre a direção do delegado da Polícia Federal Victor Santos.
Em dezembro de 2023, os deputados estaduais decidiram convocar o secretário depois dos acontecimentos no bairro de Copacabana, como a agressão a um idoso de 67 anos, que levou um soco no rosto e depois foi roubado por um bando de criminosos.
A preocupação com a Segurança Pública é uma das pautas do deputado Estadual Wellington José (Podemos). Para o parlamentar quando o assunto é segurança pública e benefício à população, as esferas municipal e estadual andam lado a lado. Nesta última sexta, 19, Wellington José recebeu em seu gabinete, na ALERJ, os guardas municipais Samuel e Brito.
Para quem não conhece, o dia a dia da Guarda Municipal do Rio de Janeiro é desenvolvido pelas 15 Inspetorias, 11 Grupamentos Especiais e 10 Unidades de Ordem Pública, a partir de atividades definidas por setores estratégicos que integram as quatro diretorias da instituição: Diretoria de Operações (DOP), Diretoria de Recursos Humanos (DRH), Diretoria Administrativa e Financeira (DAF) e Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico (DDT).
Durante a visita dos guardas municipais Samuel e Brito, Wellington José Tratou de temas comuns e de suma importância para a categoria como o programa de cargos e salários e as escalas dos agentes, entre outros assuntos pertinentes à categoria que tem grande importância no estado.
“Nosso bate-papo foi sobre isso, e muito mais. Dessas trocas sempre extraímos ações que só visam melhorar a vida do cidadão. Mais uma sementinha plantada para apoiarmos esses amigos da sociedade, no que for possível!” – ressaltou Wellington José.
A Guarda Municipal é uma instituição presente em muitas cidades brasileiras, e sua principal missão é a proteção do patrimônio público e a promoção da segurança do cidadãos de forma preventiva. A Guarda Municipal desempenha um papel crucial no apoio às forças policiais, atuando de forma preventiva e ostensiva.