Essa grande queda nos preços do leite pago ao produtor está sendo explicada, segundo a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Natália Grigol. Esta baixa está ligada, de acordo com ela, às importações aquecidas, demanda interna enfraquecida e queda nos custos de produção.
Esta situação atípica explicada por Natália, do início do ano de 2023 com uma safra de leite com baixa captação e preços ao produtor subindo, e agora, uma entressafra com queda nos valores, reflete o cenário visto no ano de 2022. Isso porque, com a diminuição na captação, o movimento de importação de leite veio em uma crescente, e a demanda interna não se recuperou. gerando uma pressão nas cotações para que abaixem ao longo da cadeia. Quanto maior a oferta do produto sem um aumento na procura, menor serão os preços.
“É uma situação em que fica difícil que o produtor veja uma perspectiva de investimento para melhorar a captação no Brasil, já que o setor está tendo movimentos incertos e imprevisíveis. Há a necessidade de implantação de medidas estruturais, que devem passar desde o setor produtivo até o consumidor para que o mercado de leite brasileiro possa ser mais competitivo”, afirmou.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Não! Então o que você está esperando? CLIQUE AQUI para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Já no mês de outubro deste ano, o preço do litro de leite chegou a R$ 1,96, o menor valor registrado desde janeiro. Em outubro do ano passado, o preço médio do litro do produto estava em R$ 2,56. Segundo a pesquisa mais recente do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço médio do leite cru pago ao produtor apresentou uma queda de 30,4% no acumulado dos últimos 12 meses.
Sendo assim, a alta disponibilidade interna do leite vem gerando a queda nos preços do produto, no entanto, alguns fatores como a importação estão contribuindo para a saturação do mercado brasileiro.
De acordo com a pesquisadora do Cepea, os derivados como leite em pó e de caixinha apresentaram uma queda de 18% no mercado atacadista, na comparação entre outubro deste ano com o mesmo mês do ano passado
Sendo assim, os dez primeiros meses deste ano (de janeiro a outubro) acumularam uma queda de 24,8% no preço médio do litro de leite cru pago ao produtor. É importante destacar que esses valores foram deflacionados segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de outubro. Essa sequência de baixas no preço do produto teve início em maio de 2023,
Apesar das importações registrarem um recuo de 22% no mês de setembro, ainda continuam contribuindo para a queda nos preços do leite.