sexta-feira, julho 1Sejam todos bem vindos! Deixe sua opinião sobre nosso conteúdo

Secretaria de Turismo entrega novas carteiras de artesãos em Volta Redonda

Views: 18
0 0
Read Time:1 Minute, 44 Second

Esta semana também foram feitas renovações de carteiras e novos cadastros de artesãos no município

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio entregaram 48 novas unidades da Carteira Nacional do Artesão, em Volta Redonda, na região turística Vale do Café, no último dia (20/5). O documento, de âmbito nacional e gratuito, reconhece a atividade como profissão e proporciona, ainda, benefícios com instituições parceiras do Programa de Artesanato Estadual do Rio de Janeiro, coordenado pela Setur-RJ.

A carteira é reconhecida como documento de identidade, permite que o artesão participe de feiras nacionais e estaduais, além de garantir acesso ao microcrédito orientado produtivo, a cursos de qualificação estaduais e federais e apoio em feiras municipais.

O primeiro passo para a Carteira Nacional do Artesão é o cadastro dos profissionais junto ao Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. Além de mensurar a demanda, o método agiliza o processo para a emissão do documento nacional. O objetivo é reconhecer o artesanato local como uma atividade econômica geradora de desenvolvimento e empreendedorismo.

De posse da carteira, o artesão é reconhecido profissionalmente e aumenta as possibilidades de venda e divulgação dos seus trabalhos.

Para o subsecretário de Grandes Eventos da Setur-RJ, Marcelo Monfort, a iniciativa oferece novos horizontes a esses profissionais.

Com a carteira, os artesãos se fortalecem, porque ganham visibilidade, geram novas oportunidades de negócios, viabilizam crédito e, consequentemente, aumentam suas rendas e movimentam a economia local, conclui Monfort. 

Santa Maria Madalena cadastra artesãos

A Secretaria de Estado de Turismo e a TurisRio promoveram o cadastramento de 120 novos artesãos no Programa de Artesanato do Estado, em Santa Maria Madalena, na região turística Caminhos da Serra, nesya semana. O objetivo do programa é mapear e desenvolver a atividade artesanal nos municípios fluminenses. O cadastro dá direito à Carteira Nacional do Artesão.

Chamou a atenção dos organizadores a quantidade de jovens que fizeram o cadastro. Do total de novos cadastros, 30 são de jovens com idade entre 17 e 20 anos. Escultura em pedra, bordado, marcenaria, crochê foram os que tiveram mais inscrições.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Como posso te ajudar?