Há semanas, temas importantes foram debatidos e aprovados na Alerj. Debater estes temas se torna uma difícil tarefa, tamanho o volume de temas importantes que passaram pelo parlamento.
Leia abaixo o resumo de maneira bem objetiva os pontos altos da última semana.
PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA
Foi derrubado o veto do governo do estado ao PL 4688/21, de coautoria do deputado Wellington José. Sendo assim, segue autorizado pela Alerj o aumento do valor do auxílio alimentação. Foi também aprovado o PL 3046/20 que garante o imediato atendimento psicológico às mulheres vítimas de violência doméstica ou sexual que chegam as delegacias.
EDUCAÇÃO
Foi aprovado, em plenário, a proposta de emenda constitucional 67/21, que determina que o acesso à internet integre a lista de direitos garantidos pela Constituição do Estado do Rio de Janeiro.
Esta é uma da muitas preocupações de vários parlamentares, em especial do deputado Wellington José, desde o início de seu mandato – e que só cresceu pós-pandemia – sobre a necessidade de conectividade das escolas, pois esta é uma barreira a ser vencida para que o estado ofereça um ensino de qualidade aos nossos alunos.
“Só nesta quinta (31) foram sete sessões entre ordinária e extraordinárias. O volume de debates e aprovações de matérias de diversas naturezas só engrandecem o nível do parlamento”
“Entre os destaques eu sempre me atento de uma maneira especial às pautas voltadas para as mulheres, as crianças os adolescentes e os idosos e a educação. Nessa semana, essas três bandeiras foram muito bem defendidas no parlamento. Também cabe citar a vitória relacionada ao reajuste para os agentes penais” sintetiza Wellington José.