Nesta terça-feira (28), uma “vergonha nacional” se instaurou em Brasília, parecia mais um programa de entretenimento de TV como a “Escolinha do Professor Raimundo” que muito tirou risos dos brasileiros do que a “Casa que Representa o Povo”. Durante audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), foi questionado sobre as ações do governo após os ataques aos edifícios-sedes dos três Poderes e sobre as novas regras de controle de armas e munições no País por parlamentares da base da direita, que causou o maior vexame tanto para o Ministro como para Petistas e Bolsonaristas.
Deboches, risadas e com a maior falta de respeito com colegas parlamentares da oposição. O Ministro da Justiça Flávio Dino, que estava na qualidade de convidado, transformou a CCJ em palco de circo, havia parlamentar que articulava com a boca, para transmitir a ideia de que algo estranho estava acontecendo, no entanto o que mais parecia era gerar mais uma Fake News nos aliados da base da direita de plantão nas Redes sociais que já articulavam um suposto ponto eletrônico para repassar informações.
Ao chamar a audiência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) de “esdrúxula“, Flávio Dino (PSB) falta com respeito ao Legislativo. Ficou claro que os tons de deboches que toda a bancada governista se portava diante da CCJ era um ato de medo e receio do barulho que essa CCJ instaurada na Câmara possa abalar as estruturas do governo petista.
O Ministro da Justiça foi interrompido ao comentar sobre acusações sem provas contra o PT e mencionar quebra de microfone do plenário da Câmara pelo parlamentar André Fernandes (PL-CE).
Durante os questionamentos ao Ministro Dino, a Deputada Federal por Santa Catarina Júlia Zanatta (PL), perguntou ao Ministro sobre a política de controles de armas que será implementada pelo governo petista tendo em vista aos investimentos que vários empresários fizeram. A Deputada ainda questionou do porque advogados dos presos acusados da invasão aos Três Poderes no dia 8 de janeiro não terem acessos as imagens das câmeras por causa do sigilo imposto pelo Presidente Lula. A Deputada Zanatta também afirmou que vem sofrendo abusos por partes de parlamentares por ser mulher, além de sua filha estar sendo alvo de ameaças.
Segundo a Deputada em seu Twitter, alega não ter sido respondida “NÃO FUI RESPONDIDA! Flávio Dino, que não teve medo de ir na Maré, não foi capaz de responder os questionamentos de uma parlamentar mulher de oposição. Mais uma vez o PT tentando promover o nosso silenciamento no Parlamento. Assistam no vídeo as perguntas sem resposta.”
O Ministro Flavio Dino acusou sem apresentar provas contundentes de que CACs estariam fornecendo armas para as facções criminosas PCC e CV. Na luta para cumprir com pedido do presidente Lula em querer estabelecer um estatuto de desarmamento o que o Ministro não explicou é, como há décadas as mesmas facções já portavam armas de fogo inclusive de grosso calibre.
Na mesma CCJ do circo, o Deputado mais votado do Ceará André Fernandes, disse que o Ministro responde há 277 processos que constam em Pesquisas no portal Jusbrasil, em resposta a acusação Dino disse que quem acredita no conteúdo do portal Jusbrasil se iguala ao mesmo patamar mental de quem acha que a Terra é plana.
Segundo o Deputado em seu Twitter , “Flavio Dino como todo comunista não tem diálogo! Fugiu de todas as perguntas e debochou do parlamento. Nas próximas serão convocações! Dia 11 tem mais. Ministro mentiroso merece ouvir na cara que é mentiroso e ponto final! Flavio Dino hoje aproveitou que a CCJ é presidida por um petista, mas nos veremos na comissão de segurança pública! Não respondeu nenhum questionamento e fugiu do debate sério.”
Já o Deputado Alfredo Gaspar (UB-AL) colocou o Ministro Flávio Dino em uma sinuca de bico fazendo vários questionamentos a ele. Durante os questionamentos frisou que o Ministro só era macho para prender idosos e criança – “Queria saber se o senhor vai usar sua macheza, que botou um monte de velho e menino num ônibus e levou pra Academia Nacional de Polícia, também contra as organizações criminosas?” Dino responde com deboches dizendo que se o Deputado estaria interessado em sua macheza, já ele não estaria.
Em resposta a Deputada Rosângela Moro, o Ministro Flávio Dino conseguiu arrancar alguns aplausos na CCJ após responder pergunta da deputada sobre falas de Lula e operação da PF contra PCC, “Quero dizer a senhora algo muito importante falando em seu coração; tudo o que eu faço no governo tem a concordância do presidente Lula… todas as ações que eu adoto eu o comunico, o consulto, naquilo que me cabe“
Ficou claro que estamos vivendo um cenário político vergonhoso e de Bang-bang, de extrema polarização. O Congresso Nacional deixou de ser um local de debates políticos que venham favorecer a sociedade, para guerra pelo poder e pelo ego. A forma debochada que a base do governo petista se comporta diante de uma sociedade que já enfrenta graves problemas sociais e de comportamentos, só nos faz refletir e lembrar da famosa música: “Que país é esse! Que país esse!“