Nosso site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência e exibir anúncios (se houver). Nosso site também pode incluir cookies de terceiros como Google Adsense, Google Analytics, Youtube. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Atualizamos nossa Política de Privacidade. Clique no botão para verificar nossa Política de Privacidade.

Gastos em publicidade digital nas campanhas presidenciáveis, tem sido um absurdo

Lula lidera gastos com anúncios digitais e supera a casa dos R$ 2 milhões. PL de Jair Bolsonaro investiu R$ 942 mil.

Lula gasta mais que o dobro de Bolsonaro. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gastou, até o momento, o dobro do presidente Jair Bolsonaro (PL) com anúncios no Google desde o início oficial da campanha, em 16 de agosto. mês em que a plataforma do buscador começou a divulgar quanto os políticos brasileiros pagam para fazer publicidade digital.

O candidato petista gastou R$ 2,08 milhões em peças de publicidade nos formatos de vídeo e texto. A Principal plataforma de audiovisual online no país, o YouTube, recebeu R$ 1,3 milhão do montante total. Durante a pré-campanha o petista não havia feito anúncio, diferentemente de Bolsonaro e de Ciro Gomes (PDT), por exemplo.

Segundo o Google, o ex-presidente e candidato Lula gastou R$ 2,08 milhões com os anúncios, ficando na primeira posição no ranking de políticos que mais gastaram. O presidente e candidato a reeleição Bolsonaro aparece em segundo lugar, tendo desembolsado R$ 942 mil. Deste total, Bolsonaro gatou R$ 797 mil que foram usados em julho, na semana da convenção do PL, quando o presidente foi lançado pela legenda à reeleição, e outros R$ 44,5 mil com anúncios que está sendo usado durante a campanha.

A senadora Simone Tebet (MDB) está na terceira posição: a parlamentar já desembolsou R$ 382 mil com as propagandas online. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) gastou R$ 260 mil. No mesmo período, a senadora Soraya Thronicke (União Brasil) pagou R$ 26 mil em publicidade no Google.

Durante o período de campanha, Bolsonaro vem gastando menos, considerando os gastos a partir de 16 de agosto, quando a Justiça Eleitoral permitiu que os candidatos começassem a pedir votos, o atual presidente fica na terceira posição entre os presidenciáveis que mais gastaram com propaganda digital. Enquanto Lula mantém o primeiro lugar com os mesmos R$ 2,08 milhões gastos na série histórica do Google, Bolsonaro registrou gasto de R$ 140 mil. O segundo lugar no período de campanha fica com Tebet, que também gastou os mesmos R$ 382 mil. Já Ciro gastou menos que na série histórica: 131 mil.

By Redação do Folha Kariocas

Você pode gostar